AMETISTA

AMETISTA

Um dos cristais mais procurados do mundo, a ametista é uma variação violeta, roxa, lilás ou púrpura do quartzo e é muito usada como ornamento, pois sua forma variada em tamanho e peso propicia inúmeras utilizações, tais como a lapidação para joias e elementos decorativos. Acredita-se que o nome derive do grego a: “não” e methuskein: “intoxicar”, uma referência à antiga crença de que esta pedra protegia seu dono da embriaguez. Outros pesquisadores afirmam, porém, que a palavra é uma corruptela, adaptação de um nome oriental da gema.

A coloração da pedra é atribuída à presença de impurezas férricas e também a uma interação complexa entre ferro e alumínio. Sua cor pode ser alterada por aquecimento ou radiação ultravioleta, como no caso da “ametista queimada”, que é a pedra exposta ao calor de 500ºC, quando adquire tonalidade amarela por causa da oxidação do ferro. No comércio de pedras ornamentais e joias, é comum encontrar ametistas “camufladas”, com tonalidades modificadas para tons amarelados após aquecimento controlado e ter o seu preço multiplicado, quando se torna “Topázio Rio Grande”, o que nada mais é que uma falsificação.

Embora a ametista seja um mineral amplamente distribuído, as amostrar mais bonitas e adequadas para uso como gema preciosa estão em poucos locais. Ocorrem tanto em cavidades alongadas (veios) de rochas ígneas (normalmente basaltos) ou também revestindo internamente (geodo) de ágata. As mais belas ametistas vêm da Rússia, índia, Sri Lanka, Uruguai e Madagascar. No Brasil, as jazidas mais importantes no Brasil estão nas cidades de Caetité (BA), Chopinzinho (PR), Montezuma (MG) e, principalmente em Ametista do Sul (RS), com geodos que atingem até 2 metros de altura.

CARACTERÍSTICAS

Grupo: Óxidos

Dureza: Nível 7 na escala Mohs

Composição Química: SiO2 (Dióxido de Silício)

Fluorescência: Fraca

Coloração: Violeta escuro, negra, cinza e em violeta-rosa claro

Sistema Cristalino: Hexagonal (trigonal), prima na maior parte das vezes

HISTÓRICO

A ametista já era usada como pedra preciosa pelos antigos egípcios e amplamente empregada na antiguidade por entalhadores. Em túmulos anglo-saxônicos na Inglaterra, foram encontradas contas da pedra. Uma tradição diz que ametistas ajudam a manter a fé, causar paz e acalmar o espírito e, portanto, a pedra é ligada ao Dia dos Namorados. Frequentemente carregada por soldados nos cabos e lâminas de suas espadas, era tida como amuleto contra a morte e para atrair calma e vitórias nas batalhas.

Na mitologia grega, é o nome de uma ninfa que, segundo a lenda, era assediada por Dionísio e, para sua proteção, foi transformada em um cristal transparente pela deusa da castidade. O deus do vinho não pôde mais fazer nada contra a ninfa, de modo que a mergulhou na bebida, de ontem teria vinho a cor arroxeada.

Até o século XVIII a ametista foi a principal pedra preciosa (sendo até esse momento a Rainha das Pedras Preciosas) sendo até comparada ao diamante. A descoberta de abundantes jazidas no Brasil, porém, fez com que se tornasse numa pedra preciosa de médio valor.

MÍSTICOS ACREDITAM QUE…

  • A ametista seja uma fonte libertadora de tensões e segurada na mão esquerda, para destros, evita o estado de perturbação emocional;
  • Ajude no combate a vícios como o alcoolismo;
  • Seja útil para a revelação da verdade;
  • Fortaleça sabedoria, fé, religiosidade;
  • Represente um amuleto contra bruxarias e veneno, pois indicaria a presença de substâncias tóxicas diminuindo sua luz;
  • Tenha poder contra todas as formas de super indulgência;
  • Permita ver o futuro nos sonhos, quando amarrada ao pulso esquerdo;
  • Apure o senso para negócios e previna problemas de saúde;
  • Cure dor de dente ou de cabeça;
  • Transmita coragem e atraia boa sorte;
  • Possa ser utilizada como amuleto para pessoas que costumam viajar muito;
  • Colocada embaixo do travesseiro, traga paz ao sono;
  • Proporcione uma abertura e receptividade sensorial, permitindo que a informação recebida da mente sensitiva seja usada adequadamente;
  • Influencie no amor genuíno, puro e emocional;
  • Possa garantir que a justiça seja feita em processos legais.
  • Seja a pedra oficial do curso de Letras, normalmente utilizada em anéis de formatura, simbolizando o esclarecimento;
  • Esteja associada como pedra de nascimento a Janeiro e Fevereiro, e também aos signos de Peixes, Câncer, Áries, Capricórnio, Aquário (especialmente as variedades roxa e violeta) e Sagitário;
  • Favoreça, quando usada como amuleto, os príncipes, dirigentes, clérigos, pessoas ricas, influentes e poderosas, pessoas com habilidades proféticas, poetas, viajantes, publicitários e outros.
  • No oriente, acredita-se que exerça influência positiva sobre o chakra Ajna, conhecido também por “terceiro olho” e é engastada na testa.

 

 

Com tantas crenças místicas positivas, que tal ter sempre uma joia de ametista perto de você? 💜

Voltar para o blog