Geralmente na cor ciano opaco, oscilando entre o azul e o verde, a Turquesa ainda pode conter faixas ou manchas escuras por inclusão da prata. As variedades mais caras são a “robin’s egg blue”, que significa cor azul do céu e as inferiores são mais esverdeadas. É um fosfato hidratado de alumínio e cobre, possuindo pequenas quantidades de ferro e cobre. O ferro dá a tonalidade verde e o cromo cria o azul. As mais belas provêm do Irã e do Egito, apresentando melhor polimento e cores, porém, suas jazidas se encontram em quase total esgotamento.
O significado do seu nome é pelo fato das suas primeiras aparições, mais precisamente na Turquia, onde era chamada de “Fayrus”, a pedra da sorte. Ligeiramente mais dura que o vidro, é usada por artesãos nativos americanos, especialmente os que trabalham com metais da tribo de índios Navarro da América do Norte, bem como os joalheiros do Tibete da Mongólia. Considerando o fator quantidade, as jazidas mais produtivas estão nos Estados Unidos, tendo destaque para o estado do Arizona, em especial a mina “Sleeping Beauty” que é considerada a maior fonte de extração de turquesa do mundo.
CARACTERÍSTICAS
Dureza: Nível 4-6 na escala Mohs
Composição Química: CuAl6(PO4)4(OH)8 5H2O (Fosfato de Alumínio e Potássio, contendo cobre)
Fluorescência: Fraca
Coloração: Azul, ciano e verde
Sistema Cristalino: Triclínico
HISTÓRICO
Desde a pré-história, a pedra turquesa protegia os guerreiros e os caçadores, tornando-os invencíveis. Era encontrada como emblema de coragem, de esperança, de confiança em si e elevava o espírito até ao céu. Na Pérsia, ela era usada para proteger da miséria e obter a amizade das pessoas e também era incluída na arquitetura local para decoração de edifícios. No século XVII, nenhum homem considerava sua mão bem adornada a menos que usassem uma fina e linda pedra turquesa. Considerada a pedra sagrada para budistas tibetanos é utilizada para meditação, circulação e paz de espírito, tendo poder de cura. Os astecas utilizavam a turquesa como amuleto protetor, a utilizando também para adornar armas, escudos e objetos cerimoniais. Já no Egito, essa gema era considerada um amuleto por ser associada à deusa Ísis. Historicamente, a turquesa era utilizada pelo egípcios desde a Primeira Dinastia extraída da Península Sinais ou País da Turquesa, sendo mais translúcida e mais verde do que a iraniana.
MÍSTICOS ACREDITAM QUE…
- Ajude pessoas a descobrirem quem são, onde estão e a levá-las a grandes realizações;
- Seja benéfica para todo o corpo, em especial para o sistema imunológico e respiratório;
- Estimule a elevação de objetos ou entendimentos;
- Restaure a paz familiar e alivia a insatisfação das autoridades;
- Sua cor mude, dependendo de quem a usa;
- Usada por curandeiros, auxilie no diagnóstico de seus pacientes;
- Relaxe o sistema nervoso;
- Combata a ansiedade e ameniza a dificuldade para dormir;
- Ajude a combater o excitamento nervoso, a falta de fé em si mesmo;
- Combata o negativismo, o pensamento repetitivos e a inflexibilidade
- Melhore a qualidade de vida, trabalhando o bem-estar físico e aumento da imunidade.
É como ter o azul do céu ou mar sempre com você!