COMPRIMENTO DE COLARES

COMPRIMENTO DE COLARES

Uma dúvida recorrente para quem costuma adquirir joias em lojas virtuais é o comprimento dos colares. Para facilitar suas compras, vamos explicar aqui um pouco sobre medidas de colares. As marcas de joalheria e bijuteria possuem padrões em centímetros para fabricação dessas peças, tamanhos para definir colares curtos, médios, longos, etc. É claro que esse padrão não é rígido e nem obrigatório. Em moda e joias, as regras são muito relativas e as escolhas são sempre pessoais…! A questão é que, sabendo que há “medidas-base” para tipos de colares cairem melhor, você pode ficar atenta aos comprimentos que prefere usar.

Antes de tudo: os centímetros correspondem à circunferência do colar. Isso quer dizer que a abertura é levada em consideração e o pingente não. Seguem as principais medidas:

  • 30 a 36 cm: gargantilhas bem justas
  • 38 a 42 cm: batem na base do pescoço
  • 45 a 50 cm: o formato mais clássico, já que o pingente geralmente fica posicionado na altura do osso esterno (geralmente as correntes tradicionais que trazem pingentes para o dia-a-dia como pontos de luz de brilhante, pingente “menino e menina” e etc, possuem 45 cm)
  • 55 a 65 cm: um pouco mais longos em que os modelos ficam próximos à linha do busto, dando ilusão de silhueta alongada
  • 70 a 78 cm: são os colares mais longos que ficam abaixo da linha do busto e geralmente dispensam fecho
  • 110 a 150 cm: é possível dar mais de uma volta com os colares dessa medida, dispensando o fecho

É necessário observar que essas são medidas aproximadas e, dependendo da estrutura óssea, uma gargantilha menor pode ficar mais larga. Caso queira descobrir a medida aproximada de um colar ideal para você, uma maneira simples é usar uma linha, barbante ou cordão longo que não possua elasticidade, passar o fio atrás da nuca e unir as duas pontas na frente do corpo até que esteja na altura que desejar. Após cortar a linha na marca e medir, basta procurar um modelo com o comprimento que você escolheu!

Bom mesmo é ter pelo menos um de cada, pra variar bastante, concordam? 😉 

Voltar para o blog